Cidades em epidemia de dengue intensificam medidas de prevenção – ITAPICURU FM 104,9

Cidades em epidemia de dengue intensificam medidas de prevenção

Vitória da Conquista declarou Situação de Emergência em Saúde Pública no último dia 30

Quatro pessoas morreram por dengue na Bahia em 2024 e 64 municípios se encontram em situação de epidemia. Uma criança de cinco anos e um jovem, de 18, morreram de dengue em Jacaraci. Nas cidades de Piripá e Ibiassucê, as vítimas da doença foram dois idosos, ambos com 87 anos. Para evitar piora no quadro de dengue, municípios vizinhos, que também vivem a epidemia, intensificaram medidas de prevenção e urgência.

A 120 quilômetros de Piripá, a cidade de Vitória da Conquista decretou Situação de Emergência em Saúde Pública na cidade no dia 20 de fevereiro, em razão do cenário epidemiológico das doenças infecciosas, dentre elas: dengue, zika e chikungunya. Até o dia 26 de fevereiro, foram notificados 1.901 casos suspeitos e 322 confirmados para dengue.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que tem intensificado o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, com mutirões de limpeza, coleta de pneus, campanhas educativas e os bloqueios com bombas costais nos locais com maior incidência de focos do mosquito.

Nesta segunda-feira (26), as unidades de saúde da família Hortélio (Urbis II), Morada dos Pássaros, João Melo Filho (Ibirapuera) e Nova Cidade passaram a funcionar como unidades sentinelas para atender aos pacientes com suspeita de arboviroses. De 14h às 22h, os pacientes considerados fichas verdes e azuis, com sintomas de dengue ou de síndrome respiratória, serão atendidos de forma prioritária.

Dica de combate:

Deixe um comentário