IBGE: Censo demográfico começa nessa segunda-feira; conheça as novidades

Recenseadores se reuniram no domingo na orla de Salvador para sensibilizar a população sobre a importância do censo (Divulgação)

A décima terceira edição do censo demográfico brasileiro terá início nessa segunda-feira, 01, em toda a Bahia. Para saber mais sobre o processo, o jornal Correio entrevistou o superintendente da unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Bahia André Urpia, que detalhou os cuidados com segurança e as ferramentas que garantirão mais rapidez e precisão no levantamento dos dados da população. 

Nesse último domingo, inclusive, as equipes do IBGE estiveram na orla de Salvador sensibilizando à população para receber e responder o censo que terá muitas novidades nessa edição.

Vale destacar que, dessa vez, os recenseadores aplicarão dois questionários: um mais curto, com 26 perguntas, que todos os domicílios respondem, e um maior, com 77, que só uma parte dos domicílios respondem (cerca de 10% dos domicílios do país). O tempo de resposta para o questionário curto é de entre 5 e 10 minutos; para responder o questionário mais longo, são necessários entre 15 e 20 minutos em média.

Na edição de 2022, o Censo terá, pela primeira vez, informações sobre pessoas com diagnóstico de autismo, quilombolas e dados por bairros de Salvador. Também pela primeira vez, o IBGE vai georreferenciar todos os domicílios visitados, identificando as coordenadas geográficas (latitude e longitude). A população poderá responder o questionário do Censo presencialmente, durante a visita do recenseador, ou, nesse momento, escolher responder pela internet ou por telefone. 

Caso a escolha recaia sobre a internet, o morador será cadastrado e receberá, por e-mail, um link com senha, contando com um prazo de sete dias para responder. Para quem escolher a via telefônica, será agendada uma ligação feita pela equipe do IBGE, para coletar as informações. 

Fonte: Correio 24 horas – https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/censo-demografico-comeca-nessa-segunda-feira-conheca-as-novidades/

Deixe um comentário