Como o Google sabe o que você quer? – ITAPICURU FM 104,9

Como o Google sabe o que você quer?

Aceitar os termos e condições de uso é a forma que o usuário entrega seus dados para as plataformas.

Por Douglas Glier Schütz

 comum o relato de alguém que pesquisou algum produto no celular e, momentos depois, recebeu notícias e propagandas com promoções e outras informações deste item.

Isso ocorre por conta do “perfilamento”, uma coleta de três tipos de dados, que cria um “perfil” para cada usuário. Esse sistema otimiza o que será entregue para cada pessoa por meio de informações oferecidas pelo usuário, traços de uso coletados pela própria plataforma/aplicativo que está sendo utilizada e dados deduzidos pelos algoritmos.

Apesar de parecer complicado, esse sistema basicamente usa informações como histórico de navegação, conexões com outros usuários, palavras-chaves de interesse, localização e outros atributos para saber o que entregar para cada consumidor. 

De acordo com a especialista em Interação Humano-computador e Organização do Conhecimento, Luciana Monteiro-Krebs, o indivíduo não paga mais para utilizar as redes sociais e outros serviços digitais, por isso os dados são a forma de pagamento. Ela também aponta que redes como Facebook e Instagram têm mais de uma centena de atributos para criar perfis de usuários.

“Aceitamos fazer esta troca sempre que pressionamos o botão ‘Aceito os Termos e Condições de Uso’. Termos que raramente lemos na íntegra”, explica a pesquisadora. Isso ocorre pois os anunciantes das plataformas querem interação com os seus conteúdos. Com essas informações fica mais claro saber qual conteúdo entregar para quem está utilizando o serviço.

Luciana exemplifica como essas informações são lidas e interferem no conteúdo que é entregue. “É com base nesse perfil que o sistema vai definir o quê o usuário vai ver no feed, em que ordem os conteúdos vão aparecer e a que momento. Por exemplo, às 22h, quando você está cansado na cama, é muito mais provável que você assista e curta vídeos satisfatórios, engraçados e rápidos do que um anúncio longo para um workshop relacionado a trabalho”, explica.

Deixe um comentário