Rui Costa fecha 2022 como o top da política baiana, em caso raro – ITAPICURU FM 104,9

Rui Costa fecha 2022 como o top da política baiana, em caso raro

O jogo da política, como o da vida, é como qualquer jogo, ganha quem acerta no dia a dia, mais quem acerta mais. Pois Rui Costa fecha os oito anos de governo em condição que, se não única, com certeza rara na história: pula do Palácio de Ondina para um gabinete top no Planalto Central. 

Claro que o governo dele também teve desacertos. O Centro de Convenções caiu e no chão ficou, dando uma pancada no pessoal do turismo de negócios. E também na segurança as estatísticas macabras só cresceram. Mas, no frigir dos ovos,  ganhou. Foi decisivo no elo entre Lula e Jerônimo que derrotou ACM Neto, líder nas pesquisas o tempo todo, ex-prefeito de Salvador, que além da grife do avô, foi bem avaliado.

Lógico que a história não acaba aí, hoje apenas vira-se mais uma página. Com os mesmos atores, o novo capítulo vem aí, obviamente com Rui Costa largando na pole position em termos de Bahia.

Ele carrega uma vantagem particular. Por ter governado a Bahia por oito anos, é conhecedor especial dos problemas do estado, tendo três focos por ele estimulados ou bolados a serem sequenciados: a conclusão da Fiol até Barreiras, a ponte Salvador-Itaparica e a volta do Estaleiro de São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. 

Diz Jaques Wagner que quando passou o bastão para Rui em 2014 avisou: “Segure as rédeas que eu não quero voltar”. E Rui segurou mesmo. Se em 2020 o projeto dele com Major Denice em Salvador não deu certo, agora com Jerônimo encaixou.

Amanhã falaremos de Jerônimo na ponga do bom astral.

Rui Costa foi ontem a Jequié fazer um dos últimos atos de governo, a inauguração da ampliação do hospital Prado Valadares. 

A data não foi por acaso, segundo o próprio governador. Foi um caso pensado. Lá é a terra da primeira dama, Aline Costa, que nos  tempos de poder olhou com cuidado para as origens.

O novo anexo ao hospital tem 3 pavimentos, 6 consultórios, 4 enfermarias e 6 salas de cirurgias, sendo duas para procedimentos de grande porte.

O Prado Valadares passa de 175 para 276 leitos e de 780 para 1.230 funcionários, para atender até 130 mil pacientes ao ano! 

A própria primeira dama Aline disse que muitas vezes pediu a Rui pelo hospital, colocando mais uma obra lá no currículo. A vitória de Jerônimo lá é creditada a ela.

Deixe um comentário