Baianos dominam governo Lula: “bom para o estado”, diz especialista – ITAPICURU FM 104,9

Baianos dominam governo Lula: “bom para o estado”, diz especialista

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue trabalhando para anunciar o restante dos ministros do novo governo, que terá início a partir de janeiro de 2023. Após uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e com o Davi Alcolumbre (União-AP), o petista ofereceu o Ministério da Integração Nacional para o deputado Elmar Nascimento (União-BA). 

A movimentação inicial de Lula neste sentido pode garantir mais um ministro da Bahia para o próximo governo. Até o momento, já foram anunciados o governador Rui Costa (PT) para a Casa Civil e a cantora Margareth Menezes para o Ministério da Cultura. O deputado federal Márcio Macêdo também foi confirmado para a Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Em entrevista ao Portal A TARDE, o cientista político Cláudio André, classificou a iniciativa do presidente eleito de colocar mais um baiano no governo como positiva. Para ele, a Bahia será privilegiada com mais recursos e políticas públicas. 

“Para a Bahia, a gente entende que já temos ministros contemplados, mas quanto mais ministros melhor. Obviamente que ter Elmar Nascimento no ministério impactará com mais recursos e mais políticas públicas que serão destinadas a Bahia”, aponta. 

Elmar Nascimento foi relator da PEC da Transição, pauta que abriu espaço no orçamento de 2023 para o futuro governo de Lula. Cláudio André reconhece que a movimentação do petista tem a possibilidade de aproximar o governo do centrão, garantindo uma “base de sustentação” no Congresso. 

“Eu entendo que essa possível indicação de Elmar Nascimento tem uma característica que é fundamental. A negociação de Lula com o centrão, com Arthur Lira, para compor uma base de sustentação para dar governabilidade no Congresso”, afirma. 

Durante toda a campanha para a presidência na corrida eleitoral de 2022, Lula e o PT marcaram presença na Bahia. A identificação do partido com o estado ficou comprovada nas urnas, com a eleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a larga vantagem de Lula nos dois turnos das eleições presidenciais. 

Depois de receber 72,12% dos votos válidos no estado para o segundo turno das eleições, Lula mantém a aproximação com a Bahia, contemplando políticos para ministérios importantes do próximo governo. Elmar Nascimento ainda não está confirmado para a pasta da Integração Nacional, no entanto, a movimentação coloca em evidência que a Bahia terá participação efetiva em Brasília a partir de 2023. 

Nas duas gestões anteriores do presidente eleito Lula, o ex-governador da Bahia e atual senador Jaques Wagner (PT)  assumiu as pastas do Trabalho e Relações Institucionais. O cantor Gilberto Gil, assim como Juca Ferreira, foram titulares do Ministério da Cultura em diferentes momentos.

No governo de Dilma, Juca Ferreira foi nomeado também para a gestão da Cultura. A ex-presidente contou com o trabalho de Wagner para a Casa Civil e Defesa.

Aliando política com reconhecimento, Lula também deve oferecer um ministério para senadores do União Brasil. De acordo com a Folha, o presidente eleito sugeriu a Alcolumbre as pastas da Previdência ou das Comunicações, no entanto, o senador demonstrou interesse no Ministério das Cidades, que foi oferecido ao MDB. 

“É a tentativa de Lula de atrair o União Brasil, que tem 49 deputados federais, tem também alguns senadores, para a base governista. É uma mobilização para que o governo comece com mais estabilidade governativa, com mais apoio parlamentar”, projeta o cientista político Cláudio André.

Deixe um comentário