Ponto Novo investe em melhoramento genético para qualificar pecuária leiteira

Com o objetivo de melhorar a genética da bovinocultura do leite nas propriedades rurais do Município, a Administração municipal, através da Secretaria de Agricultura, irá dar início a um projeto inovador no município. Foi comprado um botijão de nitrogênio líquido para os produtores trabalharem no Melhoramento Genético da Bovinocultura Leiteira. O Botijão vem acompanhado de 100 doses de sêmen de touros de alta genética, e tudo isso será acompanhado por veterinários que serão responsáveis por realizar todo o procedimento de IATF (inseminação artificial em tempo fixo). O material doado é para o congelamento do sêmen que possibilitará o melhoramento genético do rebanho.
Este programa permite um avanço significativo na genética do rebanho, pois o objetivo é estimular a produção leiteira no município, por meio da inseminação artificial do rebanho bovino, através do uso de sêmen de reprodutores de alta linhagem. O nitrogênio líquido abastece os botijões onde fica armazenado este sêmen.
Conforme explica o Secretário de Agricultura, Jailton Araújo, uma das metas do governo mudança e renovação é atuar nessa questão da melhoria genética dos animais. “Sabemos que este é um dos alicerces para se conseguir uma boa produção e com esse programa, vamos conseguir melhorar a genética nas propriedades, o que possibilitará um aumento na produtividade, auxiliando no desenvolvimento da atividade leiteira”, afirmou ele.
O lançamento acontecerá no próximo dia 09/05/2022 na fazenda Pajeú (casa de seu Marcelino).

Prefeitura de Ponto Novo
Secretaria de Agricultura
Governo Mudança e Renovação
Ascom

Deixe um comentário