Neto lidera nova pesquisa, mas Lula pode ser ameaça
A pesquisa da Genial/Quaest divulgada ontem mostra que o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), lidera com folga a disputa eleitoral, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser uma ameaça ao ex-prefeito soteropolitano.
De acordo com a sondagem de opinião, se o pleito fosse hoje, Neto teria 66% das intenções de votos. Já o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), aparece com 5%, e o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), com 4%. O candidato do PSOL, Kleber Rosa, tem 2%. Brancos e nulos somaram 14%, e 9% disseram estar indecisos.
Em um segundo cenário, sem Roma, o ex-prefeito tem 69%, já o petista aparece com 6%. Kleber Rosa 3% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 15%, e indecisos caem para 7%.
A pesquisa também apresenta um cenário em que os nomes dos postulantes são associados a candidatos a presidente da República. Neste caso, o petista Rodrigues salta de 4% das intenções de voto para 37% quando seu nome é apresentado “com o apoio de Lula”. ACM Neto, mostrado como independente, cai de 66% para 43%. Já Roma passa de 5% para 9% quando é associado ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A vantagem atual de ACM Neto é explicada pelo seu alto grau de conhecimento no Estado e seu baixo nível de rejeição. Mas o baixo desempenho do candidato do PT pode estar escondendo seu potencial quando for apoiado por Lula e os governadores, Rui Costa e Jacques Wagner”, analisou o doutor em Ciência Política e diretor da Genial/Quaest, em publicação no Twitter.
Presidente do PT na Bahia, Éden Valadares comemorou o resultado. “Com ou sem candidato, ACM Neto não vai conseguir fugir do óbvio: o quadro nacional é determinante para as eleições na Bahia. Sempre foi. Por isso Jerônimo apresenta uma largada tão forte, já empatado tecnicamente. Pela vitalidade do nosso projeto, de Rui e Wagner, mas sobretudo pela força de Lula”, disse ele.
A pesquisa ouviu 1.140 pessoas presencialmente entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O registro é BA-06141/2022.