Chuva de meteoros: saiba como ver o fenômeno nesta terça – ITAPICURU FM 104,9

Chuva de meteoros: saiba como ver o fenômeno nesta terça

Na madrugada desta terça-feira, 14, ocorrerá a última chuva de meteoros do ano de 2021. Denominado de Geminídeo, o evento terá seu pico às 3h, sendo uma das melhores chuvas anuais, na qual surgem até dezenas de meteoros por hora.

Apesar do momento mais acentuado acontecer somente nesta madrugada, a chuva em questão já ocorre há mais de um mês, quando se iniciou em 4 de novembro. Além disso, o evento se estenderá até sexta-feira, 17.

Geralmente, o acontecimento favorece o Hemisfério Norte, onde podem ser vistos de 30 a 40 meteoros por hora, porém, também é possível enxergar 25% dessa taxa nos países ao Sul, como é o caso do Brasil. 

A chuva de Geminídeos são resultado dos detritos do asteroide 3200 Phaethon, avistado pela primeira vez no início dos anos 1980, pelo Satélite Astronômico Infravermelho (IRAS), da Nasa, em colaboração com os Países Baixos e o Reino Unido.

O objeto possui uma órbita de 524 dias que o leva mais perto do Sol do que qualquer outro asteroide: a cerca de 21 milhões de quilômetros. A distância corresponde a menos da metade da aproximação máxima entre Mercúrio e a ‘estrela-mãe’.

De acordo com a Nasa, antes de queimar, os Geminídeos alcançam uma altura de aproximadamente 40 quilômetros acima da superfície terrestre, enquanto outros meteoros, como os Perseidas, queimam a altitudes muito maiores.

Como observar

Por conta do brilho da lua, que estará 78% cheia, a observação do evento pode ficar um pouco dificultada. No entanto, existe a possibilidade de prestar atenção no pico de chuva para observar melhor, que ocorre quando ponto no céu onde os meteoros parecem se originar é o ponto mais alto no momento.

No caso da Geminídeos, o radiante é a Constelação de Gêmeos. Quanto mais alta ela estiver, mais meteoros é possível enxergar. O ponto coincide com a estrela Castor (também chamada de Alpha Geminorum), a segunda mais brilhante da constelação.

O mais importante é estar em um lugar escuro, longe das luzes da cidade. Olhe por 30 minutos para a parte mais escura do céu. Dará para ver meteoros vagando a 35 km/s, o que é 250 vezes mais rápido do que o carro mais veloz do mundo.

Caso você perca o evento ou o tempo esteja nublado, é possível acompanhar a chuva Geminídeos em transmissões online, como no Facebook da NASA Meteor Watch e no canal de Youtube do Observatório Al Sadeem Observatory, localizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Deixe um comentário