Realização: Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química. – ITAPICURU FM 104,9

Realização: Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química.

O acesso ao ensino superior é a grande porta para que jovens de pequenos municípios tenham a oportunidade de alçar grandes voos na carreira profissional e se tornarem exemplos para outros.

Franciele Oliveira Campos da Rocha, 28 anos, “filha da terra”, oriunda da escola pública, especialmente do Centro Educacional de Ponto Novo, é o nosso grande exemplo de hoje.

A jovem concluiu o Doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tornou-se a primeira jovem do município com título de doutora.

Franciele partiu de Ponto Novo aos 17 anos, para cursar graduação em Química pela UFBA (2010 – 2014). Desde o primeiro semestre da graduação, a estudante começou a fazer iniciação científica no grupo de pesquisa LAQUAM (Laboratório de Química Analítica Ambiental).

O empenho e talento da estudante não permitiria que a mesma parasse após a conclusão da graduação e o interesse pela pesquisa fez com que Franciele ingressasse no Mestrado na mesma instituição, tendo a dissertação concluída em 2016, também em Química Analítica.

A tese que tem por título ‘AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS GASOSOS EM CENTROS URBANOS BRASILEIROS´, foi defendida por Franciele no dia 5 de dezembro de 2019, sob a orientação da Profa. Dra. Vania Palmeira Campos, membra da Academia de Ciências da Bahia. Cabe destacar que Franciele foi aprovada com distinção, prêmio dado aos que defendem a tese de doutorado com honra. Isso tudo aos 26 anos de idade.

Por conta da pandemia da COVID-19, o diploma foi emitido no último dia 18 de dezembro e recebido pela estudante na data de hoje (11), trazendo festa e orgulhoso aos familiares, amigos, admiradores e  a todos os pontonovenses que veem a importância desse grande marco na história do município.

Franciele%2BOliveira%2BDoutora%2Bpontonovense%2B%25288%2529

E as subidas de degraus não param!!!

Atualmente, Franciele é bolsista no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) na modalidade Pós-Doutorado Junior (PDJ) pelo SENAI/DR/BA, com ênfase em micro plásticos na Baía de Todos os Santos, trabalho inovador que inseriu a jovem em mais dois projetos de renome nacional (link do currículo ao final da matéria).

O trabalho está sendo desenvolvido sob supervisão do Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade, membro e atual presidente da Academia de Ciências da Bahia e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências.

Jovem de Ponto Novo se torna Doutora em Química. 
Franciele%2BOliveira%2BDoutora%2Bpontonovense%2B%25287%2529
Franciele%2BOliveira%2BDoutora%2Bpontonovense%2B%25285%2529
Franciele%2BOliveira%2BDoutora%2Bpontonovense%2B%25286%2529

Procurada pelo site Guia Ponto Novo para falar sobre esse momento especial, Franciele passou a seguinte mensagem:

“Me identifico muito com a frase de Isaac Newton que diz: “Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira-mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras, enquanto o imenso oceano da verdade continua misterioso diante de meus olhos.”

Superar meus aparentes limites sempre foi minha maior motivação e foi por isso que cheguei até aqui. Tenho orgulho de ser cientista! Viva a ciência! Acreditem na ciência! Acima disso, acreditem nos seus sonhos e lutem; a resposta chega!”. E seguiu:

“Tenho tanto e a tantos para agradecer. Mas quero destacar aqui minha mãe, professora e meu grande exemplo de profissionalismo e competência e aos meus professores! Vocês fizeram a diferença na minha trajetória profissional!”.

por Samuel Novais: redator do site Guia Ponto Novo 

www.guiapontonovo.com

Deixe uma resposta