Mordido por morcego, garoto de 13 anos morre de raiva humana – ITAPICURU FM 104,9

Mordido por morcego, garoto de 13 anos morre de raiva humana

Um adolescente de 13 anos morreu de raiva humana no Rio de Janeiro – é o primeiro óbito com este motivo no estado desde 2006. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio, um alerta foi emitido para todos os municípios fluminenses depois da confirmação. A informação é do G1RJ.

O garoto contraiu a doença em Angra dos Reis. Ela morreu em março em uma unidade de saúde da capital do estado. 

Não houve notificações de outros casos, informou na terça (16) a secretaria, mas o alerta foi enviado ontem por conta da conclusão da checagem sobre a causa da morte, que demorou por conta da pandemia do novo coronavírus.

O último caso de raiva humana registrado foi em São José do Vale do Rio Preto, há 14 anos. Na capital, o caso mais recente era de 1986.

Segundo o relato, o garoto foi mordido por um morcego no fim de janeiro. Ele não procurou um posto de saúde para tomar doses da antirrábica. Em 22 de fevereiro, começou a ter os primeiros sintomas da doença.

O menino foi internado em 7 de março e transferido cinco dias depois para  a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), no Rio. A essa altura, a suspeita já era de raiva.

Ele morreu no dia 30 de março.

Deixe uma resposta