Trend da caricatura: quais os riscos de compartilhar dados com as IAs?
A trend de gerar uma caricatura com inteligência artificial (IA) dominou as redes sociais e trouxe discussões sobre privacidade. Mesmo com resultados fieis aos prompts, as imagens também são um sinal de que os chatbots podem saber muitas informações pessoais dos usuários.
A brincadeira nas redes pede para uma ferramenta gerar uma imagem com base no que a própria IA sabe sobre essa pessoa. Como resultado, muitas caricaturas podem mostrar locais de trabalho e outras informações privadas que vão além da aparência física de cada indivíduo, expondo brechas para golpes virtuais.
O que as IAs sabem sobre você
Por padrão, serviços de IA podem acessar o histórico de conversas e usar as interações para aperfeiçoar os modelos de linguagem de cada empresa. A recomendação é evitar compartilhar informações privadas nessas plataformas.
As ferramentas ainda possuem uma espécie de “memória” na qual é possível considerar o contexto de conversas antigas para refinar ou personalizar respostas.
Por isso, ao participar de uma trend que pede para criar uma imagem “com tudo o que a IA sabe” sobre alguém, esses detalhes podem aparecer no resultado final.
O diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky, Fabio Assolini, comentou durante entrevista ao Podcast Canaltech, que muitas pessoas geraram as imagens e ficaram surpresas com a quantidade de informações expostas.
