Jaques Wagner estará na COP-27, no Egito; Lula deve comparecer ao evento
Senador pela Bahia, Jaques Wagner (PT) vai participar da Conferência das Nações Unidas para o Clima no Egito, mais conhecida como COP27. O encontro reunirá líderes mundiais para discutir ações para combater as mudanças climáticas.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve comparecer ao evento, após convite do presidente egípcio Abdel Fatah al-Sissi.
Apesar da amizade de mais de 40 anos com Lula, de quem é um dos homens de confiança, a presença de Wagner já estava confirmada no evento independente do resultado da eleição presidencial. Isso porque o senador é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado.
A previsão inicial é que Wagner esteja na cúpula entre os dias 10 e 12. O retorno do senador para o Brasil está marcado para o dia 13, no entanto, existe a possibilidade de que a estadia se estenda por conta da presença de Lula.
O senador Jaques Wagner também participou da COP-26, em 2021, quando o evento foi realizado, em Glasgow, na Escócia.
A COP27 acontecerá do dia 6 a 18 de novembro. O encontro será a 27ª reunião anual da ONU sobre clima. Ela acontecerá em Sharm el-Sheikh, no Egito.
Mais de 200 governos estão convidados. No entanto, alguns líderes das principais economias, incluindo o presidente russo Vladimir Putin, não devem comparecer. Mas delegados do país ainda são esperados.
Outros países, incluindo a China, não confirmaram se seus líderes participarão. O anfitrião Egito pediu aos países que deixem suas diferenças de lado e “mostrem liderança”.
ONGs ambientais, grupos comunitários, think tanks (organizações da sociedade civil que buscam influenciar políticas públicas), empresas e grupos religiosos também participarão.