Na Bahia, Lula tem mais de 40 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue mantendo uma ampla vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto dos baianos. Na pesquisa realizada pelo Instituo Quaest, contratada pelo Banco Genial e divulgada nesta sexta-feira (15), o petista aparece com 62% das intenções entre os eleitores do estado no primeiro turno.
Ainda analisando o cenário estimulado, que é quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos, o presidente Jair Bolsonaro fica em segundo lugar, com 19%, na Bahia. Ciro Gomes (PDT) aparece em seguida com 5% das intenções. André Janones (Avante), aparece com 2%; Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada.
Em um possível segundo turno entre o petista e o atual presidente, os eleitores na Bahia indicaram que a vitória seria de Lula, com 69%. Bolsonaro pontua 21% neste caso.
A vantagem do ex-presidente Lula no estado, no entanto, não reflete no desempenho do pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Na pesquisa para o pleito estadual, quem lidera é o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), com 61% das intenções.
A sondagem ouviu 1.140 pessoas presencialmente entre os dias 9 e 12 de julho. O índice de confiança é de 95% e o custo foi de R$ 116.400,00. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BA-05185/2022.