Veja quantos deputados baianos mudaram de partido na janela partidária
Oito deputados federais e 16 estaduais da Bahia trocaram de partido na janela partidária que se fechou às 23h59 desta sexta-feira (2), conforme o prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os federais, a maior movimentação aconteceu no PL, legenda do presidente Jair Bolsonaro, que perdeu três dos quatro parlamentares da bancada: Abílio Santana foi migrou para o PSC, Raimundo Costa para Podemos e Zé Rocha para o União Brasil. O único remanescente foi Jonga Bacelar.
A legenda, porém, atraiu o ex-ministro da Cidadania João Roma (ex- Republicanos) que retornou à Câmara dos Deputados, mas deve disputar o Governo da Bahia.
O Republicanos, por sua vez, adquiriu os passes de Marcelo Nilo (ex-PSB) e Alex Santana (ex-PDT). As duas alterações restantes ficaram por conta de Uldurico, que trocou o PROS pelo MDB, e Bacelar, que agora é PV após ter deixado o Podemos.
Veja as mudanças entre os deputados federais:
Alex Santana – PDT para Republicanos
Nilo – PSB para Republicanos
Abílio Santana – PL para PSC
Raimundo Costa – PL para Podemos
Zé Rocha – PL para União Brasil
João Roma – Republicanos – PL
Uldurico – PROS – MDB
Bacelar – Podemos para PV
Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o União Brasil e o PV foram os partidos que mais receberam novos quadros. O UB ancora a pré-candidatura de ACM Neto ao Governo do Estado e o PV, até então, não tinha representatividade na Casa, o que foi um fator importante de atração, associado à sua presença na federação com PT e PCdoB.
Robinho e Dal, que tinham assentos no PP, agora engrossam as fileiras do UB junto Marcelinho Veiga (ex-PSB), David Rios (ex-PSDB), Mirela Macedo (ex-PSD) e Kátia Oliveira (ex-MDB). Deles, apenas Dal vai concorrer a deputado federal, enquanto os demais tentarão reeleição.
O PV puxou Roberto Carlos, que vinha sofrendo processo de fritura no PDT, Vitor Bonfim (ex-PL), Marquinho Viana, que sai do PSB, e Alan Castro, vindo do PSD.
O PT filiou Euclides Fernandes e Junior Muniz, remanescentes, respectivamente de PDT e PP – siglas que decidiram apoiar ACM Neto.
Assim como entre os federais, o Republicanos conseguiu abocanhar dois nomes na AL-BA: a bolsonarista Talita Oliveira (ex-UB) e Samuel Júnior, que enfrentava até processo de expulsão no PDT.
O deputado Tum deixou o PSC e filiou-se ao Avante, por onde disputará uma cadeira de deputado federal, assim como o deputado Capitão Alden, que trocou UB pelo PL para chegar à Câmara dos Deputados.
Veja as mudanças entre os deputados estaduais:
União Brasil
Robinho PP – União Brasil
Mirela Macedo – PSD – União Brasil
Marcelinho Veiga – PSB – União Brasil
Kátia Oliveira – MDB – União Brasil
Dal – PP – União Brasil
David Rios – PSDB – União Brasil
PV
Alan Castro – PSD – PV
Vitor Bonfim – PL – PV
Marquinho Viana – PSB – PV
Roberto Carlos – PDT – PV
PT
Euclides Fernandes – PDT – PT
Júnior Muniz – PP – PT
Republicanos
Talita – União Brasil – Republicanos
Samuel Jr – PDT – Republicanos
Avante
Tum – PSC – Avante
PL
Capitão Alden – União Brasil – PL