Bonfim: Coronavírus avança
Sobre o novo Boletim epidemiológico é Importante esclarecer que temos 2 tipos de testes para detecção do vírus: a coleta naso-oro-faringe, o SWAB, que é realizado pelo LACEN Bonfim e enviado para analise ao LACEN Salvador que confirma ou descarta a doença. Esse teste obedece ao seguinte critério para coleta: deve ser realizado até o 7º dia do aparecimento dos sintomas.
Já o teste rápido deve ser realizado após o 7º dia do aparecimento de sintomas ou assintomáticos com vinculo epidemiológico e oferece uma detecção rápida e qualitativa dos anticorpos IgG/IgM, produzidos na infecção causada pela COVID-19.
O Teste Rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para COVID-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico. O resultado deve ser interpretado por um médico com auxílio dos dados clínicos e outros exames laboratoriais.
Inicialmente a Prefeitura de Senhor do Bonfim está testando os profissionais de saúde e outros profissionais diretamente envolvidos no enfrentamento a pandemia na nossa cidade, pacientes em monitoramento, seus contatos e os idosos sintomáticos. No Segundo momento também serão realizadas testagens em bairros com maiores índices de notificação com sintomas gripais, como mais uma forma de prevenção e segurança à população.
Ascom Bonfim