Gato de energia na Bahia dava para abastecer 4.500 residências durante um mês
Uma operação da Polícia Civil, com apoio da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), cujo objetivo é combater o furto de energia, foi deflagrada na quarta-feira (15), removeu ligação clandestina de energia em uma fazenda de Casa Nova, norte da Bahia.
Segundo a Coelba, a energia recuperada na fazenda, produtora de manga, seria capaz de abastecer 4.500 residências durante um mês ou todo o município de Sobradinho por 10 dias.
Durante a operação, a ligação clandestina foi removida pelos técnicos da Coelba, e o proprietário da fazenda foi conduzido à delegacia. Ele pode responder por crime de furto qualificado.
Ainda de acordo com a Coelba, a ligação clandestina colocava em funcionamento duas bombas de água que ajudavam na irrigação do local. Na operação, foram removidos mais de 400 metros de fios e dois transformadores clandestinos.
A Coelba ainda destacou que, além da fazenda, outras nove residências se beneficiavam da ligação clandestina.
A distribuidora reforçou que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de prisão. Além disso, os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. As ligações clandestinas também prejudicam o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica.