Conta de luz vai ficar mais cara em maio devido à inclusão da bandeira amarela
Entra em vigor, a partir desta quinta (1º), a bandeira amarela, que representa um aumento de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos.
A bandeira amarela vai deixar a conta de luz mais cara a partir desta quinta-feira (1º) — a mudança representa um aumento de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. A ideia da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é reduzir o consumo de energia dos brasileiros, como precaução devido à transição no tempo para um clima mais seco. As previsões indicam vazões abaixo da média nos reservatórios durante os próximos meses.
Em entrevista o economista Rodrigo Simões explica que os custos elevados acabam impactando o bolso da população, principalmente nas classes D e E, que ficam com uma parte maior do orçamento comprometido. Para alcançar um equilíbrio nas contas, o especialista recomenda verificação das instalações elétricas, economia e planejamento. Simões destaca que a mudança na bandeira trará reflexos no preço de produtos, uma vez que a utilização de energia engloba desde a produção até as gôndolas dos supermercados. Ainda assim, apesar de parecer um evento isolado, o aumento no consumo e no valor da energia acontece em todo o mundo, mesmo com mais alternativas, como a eólica e a solar.
R7