Cientistas descobrem relação entre cutucar o nariz e alzheimer – ITAPICURU FM 104,9

Cientistas descobrem relação entre cutucar o nariz e alzheimer

Cientistas da Universidade Griffith, na Austrália, realizaram uma pesquisa que sugere que o simples ato de cutucar o nariz pode aumentar o risco de desenvolver Alzheimer. Embora seja uma prática comum e muitas vezes realizada discretamente, esse comportamento pode estar ligado ao acúmulo de proteínas associadas à doença neurodegenerativa, que afeta a memória e a cognição.A relação entre cutucar o nariz e o acúmulo de proteínas no cérebro

De acordo com o estudo, essa ação aparentemente inofensiva pode prejudicar a proteção dos tecidos nasais, facilitando a entrada de bactérias nocivas no cérebro. Em experimentos com camundongos, foi observado que a invasão bacteriana provoca uma resposta cerebral que simula as condições de Alzheimer, como o acúmulo de proteínas beta-amiloide.

A doença de Alzheimer é caracterizada pela degeneração neuronal, levando a um comprometimento progressivo das funções cognitivas e memória. O estudo revela que a bactéria Chlamydia pneumoniae, comumente encontrada em infecções respiratórias como a pneumonia, pode ser transportada do nariz para o cérebro por meio de um nervo, afetando diretamente a saúde mental.

Deixe um comentário