TSE anula votos e quatro vereadores têm mandatos cassados
Quatro vereadores de Macaúbas, na Bacia do Paramirim, no Sudoeste, tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação se refere à eleição municipal de 2020 e acatou suspeita de uso de candidaturas femininas naquele pleito.
Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a medida atinge os legisladores Ricardo Azevedo Longa, Rosenilto Defensor Santana, Marcelo Antônio Nogueira e Jurandi de Souza Amaral, todos do antigo DEM, atual União Brasil (UB). A decisão foi tomada pelo ministro Mauro Campbell, do TSE.
Conforme a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), o partido DEM da cidade usou a candidaturas de três mulheres – uma delas esposa de um vereador – que sequer fizeram campanha.
Na decisão, o ministro ainda determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, além de declarar a inelegibilidade de José Carlos Bonfim, presidente municipal do União Brasil de Macaúbas, e das candidatas Atalita Silva Sutério, Margarida dos Santos Nogueira e Maria Alves de Oliveira