Enfermeiro morre de Covid-19 após passar quase 20 dias internado – ITAPICURU FM 104,9

Enfermeiro morre de Covid-19 após passar quase 20 dias internado

Um enfermeiro morreu de Covid-19, na segunda-feira (6), após passar quase 20 dias internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Ele foi o segundo profissional da área de saúde que morreu vítima da doença na cidade, em menos de dois dias.

Eduardo Nunes da Silva, de 38 anos, morava em Feira de Santana e trabalhava na Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador. Ele sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 29 de maio e foi afastado do serviço. O enfermeiro foi atendido em uma clínica particular em Feira, que depois da realização de exames, o mandou para o hospital de campanha.

De acordo com os familiares, por causa de reclamações por falta de medicamentos na unidade de campanha, eles solicitaram a transferência de Eduardo para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O profissional passou cinco dias no hospital de campanha e foi transferido para o HGCA, no dia 17 de junho.

Segundo familiares, o enfermeiro não tinha conseguido ser internado em um hospital particular porque o plano de saúde não permitiu, alegando carência. A família disse que não existe carência em situação de emergência e, por isso, tinha entrado com uma liminar para conceder liberação.

A liminar foi concedida, mas a família contou que, como Eduardo já estava internado, achou melhor não fazer mais outra transferência para preservar o estado de saúde dele. O enfermeiro permaneceu internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave, e não resistiu.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Assufba) lamentou a morte do profissional. Eduardo era enfermeiro do Centro Cirúrgico e no Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) da Maternidade Climério de Oliveira.

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren) também publicou uma nota nas redes sociais lamentando a morte do profissional.

Enfermeiro morre de Covid-19 após passar quase 20 dias internado em hospital na Bahia — Foto: Reprodução/TV Subaé

Enfermeiro morre de Covid-19 após passar quase 20 dias internado em hospital na Bahia — Foto: Reprodução/TV Subaé

O outro profissional que também morreu por causa da doença, em Feira de Santana, foi o cardiologista Rafael Costa Cruz, de 60 anos. Ele trabalhava na unidade semi-intensiva do Hospital Clériston Andrade morreu na tarde do último domingo (5).

De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, até a última sexta-feira (3), 379 profissionais de saúde já tinham sido contaminados pela Covid-19 em Feira de Santana. No último boletim divulgado pela prefeitura, na segunda-feira (6), consta que foram registrados 4.999 casos confirmados de Covid-19 na cidade e 70 mortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *